Hematomas: quando procurar ajuda médica

  • Postado por: Marcia Monteiro
  • Comentários: 0
  • Postado em: 07/04/2014

Matéria publicada no Blog Corrida à flor da pele - Portal Sua Corrida

Muitas vezes, atletas e praticantes de corrida sofrem com esbarrões e pancadas e as consequências são algumas marcas escuras pelo corpo – os famosos hematomas.

Mas você sabe o que é um hematoma? Por que há variação de cor no local no decorrer dos dias? Quando procurar ajuda médica? Vamos abordar esse assunto neste post.

Hematomas nada mais são do que marcas arroxeadas que aparecem na pele, em consequência de microsangramentos. Às vezes, aparecem sem que as pessoas percebam que sofreram alguma batida. Nas mulheres e crianças, isso é mais comum – ou seja, depois de pancadas muito sutis, ocorrem esses surgimentos.

Os hematomas mudam de cor no decorrer dos dias porque a hemoglobina (proteína que carrega ferro dentro dos glóbulos vermelhos) sofre alterações bioquímicas ao longo do tempo, provocando alterações de cor. A pele tende a mudar de cor e isso significa que a pancada está melhorando. De uma cor bem escura, vai para um roxo mais claro. Depois, o local fica alaranjando, passando para amarelado. E, por fim, some. Isso se não houver complicações.

A dor não é necessariamente um sinal de gravidade. No entanto, os hematomas podem indicar doenças mais graves, em alguns casos. O mais importante é procurar um médico sempre que houver dúvida quanto à origem do problema. Essa é uma medida prudente e aconselhável.

Até mais!

Acesse o link do Portal Sua Corrida: http://www.suacorrida.com.br/blogueiros/marcia-monteiro/ 

Comentários

Ninguém comentou ainda.

Deixe seu Comentário

Enviar